domingo, 12 de agosto de 2007

Vinagres

Engana-se quem pensa que no Japão só se usa o vinagre de arroz. Muito pelo contrário. Há alguns anos, tornou-se comum usar o vinagre não só em molhos de salada, conservas ou no sushi. Surgiram vinagres especiais - feitos com trigo, frutas, misturado ou não a mel, etc - para serem usados em bebidas e sobremesas também.

Até bares onde se bebe vinagre - em drinques, shakes, misturado a chás - no arquipélago. A sugestão é de acrescentar cerca de 50 ml de vinagre para cada copo de água gelada. Ou consumi-lo com sorvetes, frutas como morango e grapefruit e até com iogurte. Bebidas engarrafadas à base de vinagre são vendidas já a algum tempo. O público, na maioria, é composto por mulheres. Por trás disso, está a sensação de frescor que o vinagre proporciona, além da idéia - não sei se é mito ou verdade - de que o vinagre ajudaria a emagrecer, seria indicado para hipertensos e que faria bem até para a pele!

Sugestões de uso, no site da Mitzkan. Em japonês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!

E a grande variedade nos permite 'experimentar' diferentes sensações em receitas simples...
Eu faço uma redução agri-doce com vinagre de maçã... Eu gosto... Aliás, todos aqui gostam...

Marisa Ono disse...

Há algum tempo a Borges lançou no Brasil uma linha de vinagres de frutas. Se antes a única opção era fazer redução de balsâmico, agora chefs estão apresentando pratos com esses vinagres tanto em pratos doces quanto salgados.
Em algum lugar vi sobre um Chef no Japão misturando ao chocolate, também. É uma idéia.