sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Crítica

"O Hashi

Também conhecidos como wari bashi, os pauzinhos foram o primeiro instrumento que o homem criou para evitar o contato direto dos dedos com a comida durante a refeição. Sua importância se reflete na maneira como é chamado no Japão: o-hashi em japonês, o 'O' que precede as palavras tem sentido honorífico. "

O texto acima foi retirado do livro Sushi: Sabor Milenar de Sérgio Neville Holzmann, Editora Publifolha. http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4398.shtml


Já começou errando feio. Hashi e wari bashi são coisas diferentes. Embora tenham a mesma função, o wari bashi é o hashi descartável, feito de madeira ou bambu. O nome vem do fato que o par vem emendado e, para utiliza-lo pela primeira vez, é preciso partir ou racha-lo ao meio. O verbo wareru significa rachar.

E quanto ao título, meio certo, meio errado. O sushi, do jeito que é consumido em quase todo o mundo, só durante o período Edo (1603-1867), antes, o arroz era fermentado junto como peixe e era um modo de preserva-lo. Ainda hoje, nas arredondezas do lago Biwa se consome o funa-zushi. E, garanto, o sabor era bem diferente.

As fotos são do site da Zendai.

Nenhum comentário: