quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Limão

Não encontro limão siciliano por aqui. Em uma feira agrícola, havia limão "ceciliano" em exposição e fiquei me perguntando se o produtor se chamava Cecílio. Só encontro o limão cravo (também chamado de rosa) e as limas.


Mas o limão me veio à mente folheado um caderno de receitas todo cheio de manchas, o papel já amarelado (na lombada consta a data de 1987, são vinte anos de anotações), à cata de alguma idéia para uma sobremesa para o domingo. Faz algum tempo que não faço esse doce, que não sei se chamo de bolo ou suflê. Comi no Japão, em potinhos individuais, altos.


Bolo Suflê de Limão:


6 gemas

2 colheres de manteiga derretida

2 xícaras de açúcar

4 colheres de farinha de trigo

2 xícaras de leite

Suco de 2 limões

6 claras


Batas as gemas com o açúcar até ficar claro. Adicione a farinha, o leite aos poucos e os demais ingredientes, sendo que as claras em neve, misturando delicadamente.

Leve para assar em forma untada, em banho-maria

Sirva gelado.

O bolo divide-se em duas partes. Embaixo, um creme, em cima um bolo leve.


7 comentários:

Dani Doduti disse...

Ah! Eu nunca me dou por satisfeita: no Japão, saía à caça de limão galego, aqui do siciliano...

Já andei dando uma olhada pelo seu blog, só criei coragem de comentar agora =P me deleito por aqui...

Daniel disse...

Essa semana encontrei limões sicilianos bonitos por menos de 2 reais o quilo, iria comprar um monte, mas tinham poucos.

Luciana Bonino disse...

Aqui é difícil achar o nosso limãozinho verde! Outro dia para uma festinha brasileira,compramos todos que estavam a venda no supermercado, pra fazer caipirinha. Imagina a cara da moça do caixa! :)
Eu particularmente prefiro o siciliano, mais suave.

Marisa Ono disse...

Pois é, Luciana...
Lá no Japão era igual. A mãe deixou 3 pés de limão rosa por lá. Os japoneses adoraram o aroma. Daqui umas décadas, quem sabe, teremos limão rosa por lá também. O limão galego aparecia, mas não era o ano todo, não.
E o limão siciliano, tinha que ficar de olho, porque podia chegar (dos EUA) velho, com jeitão de pasado.

Marisa Ono disse...

Dani Dot...
Pois é, quando topei com essa receita, pensei no limão siciliano, porque seria mais suave e mais indicado para a receita.
No final, acabei desistindo do pudim-bolo por enquanto e fiz bem-casados para a sobremesa.

माया disse...

Ah, moça, com sempre, perfeita no que faz... Parabéns. Quanto ao limão, encontro no Pão de Açúcar, aqui em São Paulo. COmpro estes limões por vício, às vezes, sem saber o que fazer com eles, só para enfeitar uma mesa... Agora, sei onde utilizá-los...
Parabéns!

chezfavi disse...

Marisa!
Primeira vez que escrevo, conheci teu blog uns dias atràs provavelmente atravès da Chefs do Brasil (mas nào me lembro em que post), salvei vàààrias receitas e hj resolvi testar essa. NAO prestando atençào ao tìtulo bolo SUFLE', estranhei a consistència da massa (mto, mto liquida) a ponto de ir acrescentando farinha, e sò entào me lembrei que o cozimento era em banho-maria - e que deveria existir um motivo pra isso. =P
Ficou um horror.
Pecato, pecato... =(