sábado, 21 de julho de 2007

Pães "Flor"

Outro dia me perguntaram como se enrolava os pães no vapor (comuns em restaurantes chineses). No Japão, ganham o nome de "hanamaki", ou seja, enrolado como flor. Não sei que nome teriam na China. Mas é tremendamente simples:

Abra a massa em um retângulo e unte a superfície com óleo.









Enrole e corte em fatias









Junte duas fatias, lado a lado








Estique as fatias juntas, segurando pelas pontas.









Torça e junte as pontas embaixo.








Deixe crescer e cozinhe no vapor.



5 comentários:

Milton disse...

Que lindos Marisa! Você quem tirou as fotos do passo-a-passo?

Luciana Bonino disse...

me lembro que a vovó fazia uma rosca que ficava paracida com uma flor também. ela enrolava a massa como voce fez, cortava em fatias e depois arrumava em uma forma de bolo daquelas com buraco no meio. quando os rolinhos cresciam se uniam e formavam uma coroa linda. ela cobria o pão com gemas e levava para assar no forno à lenha. ficavam umidos e deliciosos! ai que saudades!

Luciana Bonino disse...

ps: da próxima vez que fizer pão vou experimentar esse formato, deve ficar lindo mesmo.

Marisa Ono disse...

Milton:
Eu mesma tirei, para mostrar o passo-a-passo. Mas a última foto ficou meio escura, já estava tarde. As fotos sob luz artificial não ficam muito boas com esta câmera e com flash ficam piores ainda.

Marisa Ono disse...

Luciana:
Eu experimentei uma fez usar esse formato com pão comum e um recheio salgado (bocadinhos de bacon). Até que ficou bom, mas o pão ficou meio duro, naquela vez. Talvez fique bom com cinnamon rolls (ui, que saudades).