sexta-feira, 27 de julho de 2007

E hoje foi dia de fazer misso.

Foram 10 quilos de soja, 10 quilos de "koji" (arroz fermentado), 5 quilos de sal e 3 garrafas de vodka. A soja foi cozida e escorrida, moída junto com o koji, misturado sal e a vodka entrou, confesso, não sei bem porque. Não tenho certeza se é para garantir que não ocorreria o desenvolvimento de bactérias indesejáveis (ê, mas o sal também tem essa função, não?) ou se para acelerar a fermentação. Enfim, só sei que no Japão, o misso é feito durante o inverno, em temperaturas bem mais baixas que por aqui. Pode levar um ano para ficar pronto. Em terras tropicais, com 3 meses já começamos a consumir, fica ótimo a partir de 6 meses e, para quem prefere o misso bem escuro, tem que esperar um ano.

Sim, é um processo trabalhoso, cansativo e que faz muita sujeira. Não tirei foto, a imagem não era nada bonita. Estou cansada da faxina. Foi trabalho para um dia, mas que rendeu 5 baldes de 14 litros. Ou seja, novamente, só ano que vem...

4 comentários:

Diórgenes Alves disse...

Gostaria de saber que tipo de embalagem vc usa para guardar o misso recem preparado? Barril de carvalho poderia dar um sabor mais forte e uma tonalidade mais escura?
Aproveito para perguntar onde posso comprar Shiso para preparar ume boshi em Ctba?
E, ainda, preparei natou mas o sabor ficou bem forte, muito mais forte que o encontrado no Japao como faco para suavisar o sabor?
Domo domo, mata ne
b.okura@hotmail.com

Marisa Ono disse...

Bem, o shiso eu costumo achar em determinada época do ano nas feiras. Vendem em maços. Em Curitiba, não saberia dizer. Talvez no mercado. Há muitos anos não vou para Curitiba e não sei como anda a comunidade japonesa nem a produção de lá.
Quanto ao nattou, o problema de se trabalhar com bacilos são as cepas. Existem diversas. Não faço nattou, mas quem faz, diz preferir partir de alguma amostra de um que tenha menos cheiro. Outros preferem partir da contaminação de bacilos presentes em palha de milho ou da palha do arroz (não é da casca, mas do pé). Neste caso, o soja, depois de cozido, é envolvido nessas palhas, formando pacotinhos.

Anônimo disse...

como eu faço pra fazer esse koji (ARROZ FERMENTADO)?

Lúcia disse...

Olá Marina...
Minha mãe fazia misso com minha vó, após seu falecimento nunca mais fez. Pode me passar as medidas corretas para fazer? Obrigada...
Lúcia