Bem, todo mundo sabe que se consome muito soja na Ásia. Discussões a respeito dos valores nutricionais à parte, o fato é que é consumido e muito, no Japão, sob diversas formas. Tofu, que é o leite de soja coagulado, prensado e assado (yakidofu) e frito (agedofu). O resíduo não é disperdiçado, vai na massa de biscoitos, pães ou num refogadinho úmido, com caldo e legumes. O leite de soja (tonnyu) também é consumido por muitos, assim como o soja cozido. Soja torrada vira uma farinha gostosa (kinako) que é polvilhada sobre doces. O soja verde, cozido com um pouco de sal, é um aperitivo típico do verão (edamame).
Mas hoje eu quero falar só do tofu, chamado de queijo de soja, resultado da coagulação do leite de soja aquecido com uma solução de cloreto de magnésio ou sulfato de magnésio (sal amargo). Eu, particularmente, prefiro o primeiro. Ainda quente é escorrido, moldado e depois de pronto se mantém durante alguns dias, dentro de um pote com água. O tofu artesanal não dura muito, infelizmente, e tem que ser manipulado com cuidado e higiene, porque muitas vezes é consumido cru.
Uma das minhas maneiras preferidas de consumi-lo é com um molho de shoyu e gengibre. Apenas, geladinho, cortado em cubos. Outra é coloca-lo em uma sopa à base de pasta de soja (miso). Dentro de um cozido, como o sukiyaki então! Reconheço, o tofu não tem muito sabor e por isso mesmo se dá bem com temperos fortes. Mas, para mim, é macio, reconfortante e lembra a infância.
Outra maneira que gosto de fazer é o Mabo Tofu. Na verdade, não é um prato japonês, é chinês. Mas muito popular no Japão. Existem centenas de receitas. Recentemente, aprendi mais uma.
150 a 200 gramas de carne de porco moída ou picada.
1 colher de chá de pasta de pimenta tobanja (ou mais, se preferir)
2 dentes de alho
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de chá de pasta de soja (miso)
2 colheres de chá de pasta de soja (miso)
3 colheres de sake
1 colher de shoyu
1 colher de chá de açúcar (ou mais, se preferir mais doce)
1 colher de chá de açúcar (ou mais, se preferir mais doce)
1 tofu
1 1/2 xícaras de caldo de galinha ou frango, bem neutro
1 colher de amido de milho
1 coher de chá de óleo de gergelim
1 colher de óleo de pimenta rayu (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto
Cebolinha verde à gosto
Refogue a carne de porco com um pouco de óleo até torrar. Deve ficar completamente seca, bem tostada, crocante, lindamente marrom-avermelhada.
Junte a pasta de pimenta tobanja, misturando sempre, até levantar cheiro.
Junte o alho e o gengibre. Refogue. Junte o miso e deixe levantar cheiro.
Acrescente o sake, o shoyu, o açúcar e o caldo de galinha. Deixe ferver por alguns minutos.
Enquanto isso, corte o tofu em quadrados de mais ou menos 2 centímetros e coloque-o em uma panela com água fervente com sal. Abaixe bem o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos. Isso deixará o tofu mais firme.
Engrosse o ensopado com amido dissolvido em um pouco de água. Junte o tofu escorrido e misture, com cuidado para não desmanchar os cubinhos.
Tempere com óleo de gergelim, rayu, sal e pimenta.
Antes de tirar do fogo, polvilhe cebolinha verde picada.
Sirva com arroz branco.
Sirva com arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário